segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Ansiedade


Autores: Mónica Machado & Pedro Albuquerque - Oficina de Psicologia Porto




Todos os pessoas sofrem de ansiedade: é ela que nos faz reagir em
situações de perigo e ameaça; é ela que nos faz fugir; agir e tomar
decisões perante situações futuras que entendemos serem importantes. É o medo que sentimos que nos faz evitar certos constrangimentos, alertando-nos para o perigo que alguma coisa possa correr da forma que não queremos.

A ansiedade pode manifestar-se em diferentes momentos: numa crise; no luto; perante um perigo real ou imaginado; na antecipação de uma ameaça. É o medo que pode levar a que as pessoas se sintam desconfortáveis com os sintomas no corpo, tais como suores frios, dificuldade em respirar, aumento do batimento cardíaco, e que as faz terem comportamentos de evitamento dessas situações tidas como ameaçadoras.

A ansiedade só se apresenta como um problema quando interfere com a vida social, pessoal, profissional ou estudantil da pessoa.

Não devemos deixar que a ansiedade ou o medo que sentimos nos leve ao evitamento, devemos ser capazes de a enfrentar, encontrando soluções para a resolver e ensinar o nosso corpo e a nossa mente a relaxar perante este estado transitório de mal-estar.

Lembre-se, existem soluções em http://www.oficinadepsicologia.com/

1 comentário:

  1. pena que seja um artigo que queira vender PSICOLOGIA.... enfim... ao contrário de outros neste site...

    ResponderEliminar