domingo, 9 de agosto de 2009

Sabia que a Depressão tem um risco de mortalidade semelhante ao do Tabagismo?


A depressão pode aumentar a mortalidade, tanto quanto fumar, de acordo com o novo estudo publicado em Agosto pelo British Journal of Psychiatry.

Especialistas do King's College London associaram-se a colegas noruegueses
para investigar se a depressão e a ansiedade estão associados com aumento da mortalidade.

Um estudo de grandes dimensões envolvendo 61 349 pessoas foi levado a cabo na Noruega.
O estudo mostrou que a depressão está associada a um aumento da mortalidade. Ainda, o risco é semelhante aquele atribuível ao factor "tabagismo"(depressão: ratio hazard (HR) = 1,52, IC 95% 1,35-1,72-v-fumantes: hazard ratio = 1,59, IC 95% 1,44-1,75).

Escrevendo no British Journal of Psychiatry, o principal investigador, Dr. Arnstein Mykletun disse: "Para ilustrar a força da associação entre depressão e mortalidade, foi comparada com o efeito do tabagismo atual - aceitou-se como fator de risco para a mortalidade e uma meta para importantes iniciativas de saúde pública."

"As probalidades para mortalidade associadas ao tabagismo e depressão foram comparáveis. Isto ilustra a importância potencial da depressão como um factor de risco para mortalidade - no entanto, as razões para isso exigem uma análise mais aprofundada."

Os investigadores não encontraram nenhuma associação entre a ansiedade e a mortalidade. No entanto, quando estudaram pacientes que tiveram ambas ansiedade e depressão encontraram menor mortalidade, com a maior redução naqueles que apresentaram sintomas de ansiedade moderada e o maior mortalidade em pacientes com menor ansiedade.

Dr. Mykeltun e colegas consideraram este achado como "contra-intuitivo", porque com ambas formas de ansiedade e depressão está associada pior saúde física e maior dificuldade, do que na depressão isolada.

Os investigadores sugerem que as pessoas que experimentam ansiedade podem ser mais propensas a pedir ajuda quando se sentem mal, sendo mais provável que sigam algum tratamento devido aos sintomas, e será menos provável que se envolvam em comportamento de risco que poderiam colocá-los em perigo de morte acidental. "Por outras palavras, pode haver uma vantagem evolutiva nos níveis moderados de ansiedade, uma hipótese que exige uma avaliação mais aprofundada", disseram.

SUGESTÃO:
Na Oficina de Psicologia existem recursos que o ajudam a enfrentar os desafios do Tabagismo, da depressão e ansiedade.

Para Tabagismo vá a http://oficinadepsicologia.com/respirando.pdf


Para depressão e ansiedade vá a http://oficinadepsicologia.com/experimentev02.pdf

Para saber mais:
Mykletun A, Bjerkeset O, Øverland S, et al . Levels of anxiety and depression as predictors of mortality: the HUNT study. Br J Psychiatry 2009 Aug;195:118-125 [ Abstract ]

Sem comentários:

Enviar um comentário